Matéria do jornal A Redação
“Já começamos a perceber a queda no número de pedidos de vagas em UTI [Unidade de Terapia Intensiva].” A fala do secretário de Estado da Saúde (SES-GO), Ismael Alexandrino, em entrevista ao jornal A Redação na noite de segunda-feira (14/2), mostra otimismo na possível redução de casos da covid-19 nos próximos dias.
“O número [de infecções] ainda está grande porque a variante que é predominante, a Ômicron, é muito transmissível. Mas o nível de letalidade e complicações dela é baixo. Ela está começando a reduzir os novos casos, como eu previa lá em novembro – provavelmente em meados de fevereiro ela começaria a diminuir”, disse Ismael durante a solenidade de entrega do Prêmio Mais Influentes da Política em Goiás, realizado no plenário da Câmara de Goiânia.
De acordo com o titular da SES-GO, nos últimos cinco dias Goiás começou a perceber uma diminuição nos novos pedidos de vagas em UTI. “Quando esse número reduz, a gente percebe nos próximos dias a redução também do número de casos, do número de óbitos. Essa é a expectativa até o final do mês.”
Novo repique de casos
Ismael informou que a SES-GO trabalha com a possibilidade de um novo repique de casos de covid-19 15 dias após o carnaval. “Mas em menor escala. Não será suficiente para precisar adotar nenhuma medida restritiva”, completou Ismael.