Brasil, 05 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Goiânia

Kiraz, uma gêmeas siamesas separadas por cirurgia, morre em Goiânia

Publicado em

Kiraz, uma das gêmeas siamesas que passaram por cirurgia de separação no início deste mês no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, morreu nesta segunda-feira (19). A informação foi confirmada pela família da criança. O estado de saúde da outra gêmea est∑a interbada na UTI no hipsital em estado grave. “Descanse em paz, filha”, disse a publicação no Instagram da família.

Cirurgia de 19 horas

As meninas Kiraz e Aruna eram unidas pelo tórax e pelo abdômen e compartilhavam órgãos como o fígado, intestino, genitália e algumas estruturas, como os ossos da bacia. Elas tinham uma terceira perna, o que tornou o procedimento ainda mais difícil.

As gêmeas são de Igaraçu do Tietê, no interior de São Paulo. Elas fizeram a cirurgia em Goiânia com a equipe do médico Zacharias Calil, que é pioneiro no procedimento. Elas faziam acompanhamento na capital goiana desde os seis meses.

A cirurgia para separar as meninas durou 19 horas . Elas ficaram entubadas na Unidade de Terapia Intensiva, com um quadro de febre alta após o procedimento.