Brasil, 17 de maio de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Minas Gerais descarta 450 toneladas de ovos oriundos da granja infectada com gripe aviária

Publicado em atualizado às 22:45

Autoridades de Minas Gerais descartaram 450 toneladas de ovos fecundados trazidos da granja onde foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária em estabelecimento comercial,localizada em Montenegro, Rio Grande do Sul. 

“A iniciativa mostrou-se necessária para manter o controle sanitário, seguindo planos prévios para possíveis ocorrências do tipo, garantindo contenção e erradicação da doença e a manutenção da capacidade produtiva do setor”, destacou, em nota, a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. 

Os ovos férteis coletados pela secretaria seriam usados para fecundação e produção de aves, e não para consumo. A Pasta ainda ressaltou que o rastreamento de ovos férteis produzidos na granja de Montenegro, está sendo finalizado e, portanto, a necessidade de novos descartes de produtos em Minas Gerais ainda pode ocorrer nos próximos dias.

Minas Gerais responde hoje pela segunda maior produção de ovos do país e a quinta maior na produção de galináceos.

O foco de gripe aviária no município gaúcho foi identificado em uma granja de matrizes de ovos férteis. Cerca de um terço do volume de ovosexportados pelo Brasil vem do Rio Grande do Sul. 

Na avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o setor de ovos tende a sentir o impacto imediato da confirmação do vírus da gripe aviária.