
O presidente do INSS(Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta quarta-feira (14) que mais de 480.660 pessoas solicitaram a devolução de valores descontados. Segundo Waller, quase 99% delas informaram não ter autorizado os descontos em suas aposentadorias.
“Esses números são até as 16h, ou seja, temos duas horas de defasagem”, explicou o chefe do órgão. “Desses dados, 473.940, ou seja, 98,6% das pessoas, não reconheceram o vínculo que motivou o desconto. Da mesma forma, 6.720 pessoas reconheceram o vínculo e encerraram a navegação no aplicativo”.
“A partir do momento em que a pessoa declara que não reconhece o vínculo, a associação citada precisa apresentar toda a documentação exigida pela regulamentação. Caso não consiga, deve devolver imediatamente os valores descontados”.
Gilberto também pediu paciência aos beneficiários. “Pedimos calma, porque não há um prazo para encerrar os pedidos. Não vamos deixar ninguém sem acesso a esse serviço […] tenham calma. Sei que, no primeiro dia, houve uma correria. Todos ficam com muita expectativa para acessar os aplicativos, mas não há prazo para terminar. Todos serão ressarcidos”, detalhou.
O presidente do INSS contou aos jornalistas que 41 entidades foram contestades, o que significa que não tiveram o reconhecimento dos cidadãos que tiveram valores descontados.
“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o INSS. O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício. Não informe nada a ninguém, não abra link algum e não dê informação”, declarou.