
Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A morte de Mujica foi comunicada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Ele lutava contra um câncer de esôfago.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, disse Orsi no X.
Em abril de 2024, Mujica revelou em coletiva de imprensa ter sido diagnosticado com tumor no esôfago ao fazer um check-up. O ex-presidente também lidava com uma doença autoimune, que afetava seus rins.
Pepe Mujica nasceu em 1935, em Montevidéu, onde morou ao longo de toda a vida. Começou na política no Partido Nacional, um dos mais tradicionais do Uruguai, onde foi secretário-geral da Juventude.
Fundador do principal grupo guerrilheiro do Uruguai, ficou preso mais de uma década, foi torturado pela ditadura e acabou chegando ao poder décadas depois.
Mujica se tornou o um dos presidentes mais queridos internacionalmente e colocou o Uruguai, o segundo menor país da América do Sul, na lupa mundial.