
Uma foto inusitada do novo papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, viralizou nas redes sociais após sua eleição na última quinta-feira, 8. Na imagem, o novo pontífice aparece sorridente segurando uma taça de cerveja durante um evento realizado em Belo Horizonte (MG), em 2004.
A fotografia resgatada da visita ao Brasil mostra o papa vestindo calça preta e camisa social azul, cercado por religiosos e fiéis. Segundo informações, a passagem de Prevost por Minas Gerais foi parte de uma agenda pastoral não oficial, marcada por encontros informais com lideranças locais.
Antes mesmo de ser escolhido como novo líder da Igreja Católica, o então cardeal norte-americano já se manifestava sobre temas sociais nas redes. O último post publicado no perfil atribuído a Leão XIV no X (antigo Twitter) criticou diretamente a política migratória do presidente dos EUA Donald Trump e defendeu os direitos dos imigrantes.
A publicação destacava o caso de Kilmar Abrego Garcia, um salvadorenho deportado dos Estados Unidos sob acusação de envolvimento com gangues — alegações que ele sempre negou e pelas quais nunca foi formalmente indiciado. Mesmo após ordem da Suprema Corte para seu retorno, o processo ficou travado por questões diplomáticas entre EUA e El Salvador.
No post, Prevost escreveu: “Enquanto Trump e Bukele usam o Salão Oval para a deportação ilícita de um residente dos EUA pelos federais, o agora auxiliar de Washington, que já foi um salvadorenho sem documentos, pergunta: ‘Vocês não veem o sofrimento? A consciência de vocês não se incomoda? Como podem ficar em silêncio?’”