Brasil, 17 de maio de 2025
Siga Nossas Redes
Trindade

Trindade (GO) se prepara para receber o Vox Patris, o maior sino do mundo

Publicado em atualizado às 17:10

A cidade de Trindade (GO), conhecida pela romaria do Divino Pai Eterno, prepara-se para receber o Vox Patris — a Voz do Pai — , o maior sino católico em uso litúrgico do mundo. Após percorrer um caminho de nove mil quilômetros, vindo da Polônia, chegará ao município antes da Festa do Divino Pai Eterno, que deve ocorrer entre 27 de junho e 6 de julho de 2025.

O Vox Patris será instalado no alto da nova basílica, prevista para ser oficialmente inaugurada em 2026. Com 55 toneladas, 4,5 metros de diâmetro, 4 metros de altura e uma batida de 120 decibéis, o som do sino impressiona e poderá ser ouvido num raio de 10 quilômetros de distância.

Fabricado na cidade de Cracóvia, na Polônia, ele é feito de bronze com 78% de cobre e 22% de estanho. Sua estrutura imponente carrega não apenas a grandiosidade física, mas também uma forte simbologia espiritual e cultural. Em alto-relevo, o Vox Patris é inteiramente ornamentado com imagens e cenas que narram os momentos mais marcantes da devoção ao Divino Pai Eterno: do achado do medalhão com a Santíssima Trindade por um casal de lavradores em 1840, passando pela construção da primeira igreja no local, até a edificação da nova basílica, que será uma das maiores do mundo.

Quem assina as imagens que adornam o sino é o artista, arquiteto e urbanista goiano Silvio Morais, conhecido por obras sacras que compõem a própria fachada da basílica. Morais teve a missão de imprimir no metal a identidade da fé do Cerrado. Além das oito cenas religiosas, ele adicionou símbolos regionais, como flores de pequi, folhas de ipê e imagens de fiéis em carros de boi — tradicionais nas romarias que acontecem anualmente no município. “É um sino que foi moldado na Polônia, mas carrega a alma goiana. Ele é nosso. É o som da fé do nosso povo. Eu me senti encantado e realizado em participar deste projeto”, sublinhou o artista.