
Na noite desta quarta-feira (7), horário local, fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que o conclave não elegeu um novo papa na primeira rodada de votação.
Com isso, os 133 cardeais votantes suspenderam a sessão e devem retomar o processo na quinta-feira (8), conforme o cronograma previsto. A fumaça levou mais tempo que o esperado para aparecer — mais de três horas após o início do conclave — um atraso em relação à primeira votação do conclave de 2013, que elegeu o papa Francisco.
Historicamente, nunca um pontífice foi escolhido no primeiro dia de conclave nos tempos modernos, o que reforça o caráter deliberativo e reservado do processo.
A definição do sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril, será sinalizada pela cor da fumaça que sai da Capela Sistina: preta, quando não há consenso entre os cardeais, e branca, quando um novo papa é eleito.
Enquanto isso, milhares de fiéis acompanham com expectativa cada sinal vindo do Vaticano, reunidos na Praça de São Pedro e atentos às transmissões televisivas, à espera do anúncio do 267º líder da Igreja Católica.