Brasil, 20 de maio de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Caiado diz que uso de emendas parlamentares como moeda de troca enfraquece presidencialismo

Publicado em atualizado às 22:48

O governador de Goiás e pré-candidato a presidente da República, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou o uso das emendas parlamentares como moeda de troca em negociações do governo nesta segunda-feira (5), em palestra na Fundação Feernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

Para Caia(do, o balcão das emenda é uma aberração no Brasil. “Com isso, o presidencialismo fcou totalmente enfraquecido”. 

“O plano de governo é do presidente. O deputado foi feito para aprovar o Orçamento, fiscalizar o Orçamento e legislar nas matérias de lei complementar e ordinária à proposta. Pronto. Essa é a finalidade do deputado e do senador. Agora, não é ele que vai decidir que vai repassar o dinheiro, que é discricionário, que está no plano de governo, para fazer o que ele acha que deve fazer no município. Isso aí é insustentável”, afirmou

E arrematou: “Você vê um presidencialismo totalmente enfraquecido, um Congresso Nacional que entrou e define toda a parte de discricionário hoje do governo federal, um Supremo [Tribunal Federal] que muitas vezes se propõe a alterar legislações. Por quê? Porque existem vários vazios. É como fazer um diagnóstico: qual é a causa da dor de cabeça? É a falta de um presidente da República”.