
Ex-morador da cidade de Nazário, Nathan Fernandes (@nathanfernandes) reside agora em Madrid e testemunhou o apagão de grandes proporções que paralisou a Espanha e Portugal no dia 28 de abril. Nathan enviou um vídeo com exclusividade ao Brasil24h.
De acordo ele, a capital espanhola ficou sem metrô,sem internet e as operadoras de telefonia celular ficaram fora do ar. Os sinais de trânsito pararam de funcionar e a situação caótica se prolongou por nove horas.
Inicialmente, especulou-se que a interrupção teria sido provocada por um fenômeno atmosférico raro, capaz de causar oscilações na rede elétrica. No entanto, a operadora portuguesa REN negou ter atribuído o blecaute a essa causa.
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que a origem do problema foi identificada na Espanha e garantiu que não há indícios de que o apagão tenha sido causado por um ataque cibernético — posição compartilhada por autoridades da União Europeia e pela Red Eléctrica de España (REE), operadora nacional da Espanha.
Segundo Eduardo Prieto, diretor da REE, o apagão foi desencadeado por uma oscilação severa na rede elétrica, que acabou desconectando o sistema espanhol do restante da rede europeia, levando ao colapso da infraestrutura energética da Península Ibérica.
Uma fonte com conhecimento técnico sobre o caso disse à agência Reuters que, no momento do apagão, a rede espanhola operava com pouca “inércia” — uma forma de energia rotacional que ajuda a estabilizar o sistema. Em situações assim, qualquer queda repentina na produção pode levar à perda completa de inércia, resultando em falhas generalizadas. A fonte explicou ainda que, em um apagão, é necessário restaurar essa inércia antes de religar os sistemas, o que pode levar várias horas.
A Espanha está entre os líderes da transição para energias renováveis na Europa. Dados da REE indicam que, no momento do apagão, 59% da eletricidade no país vinha da energia solar fotovoltaica, enquanto cerca de 12% era gerada por fontes eólicas.
O incidente reacendeu o debate sobre a estabilidade das fontes de energia renovável e se a sua variabilidade pode tornar os sistemas elétricos mais vulneráveis a interrupções como a que ocorreu.
Veja o vídeo enviado por Nathan com exclusividade ao Brasil24H: