Brasil, 28 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Após live, STF manda oficial de justiça intimar Bolsonaro em hospital sobre ação penal que o acusa de tramar golpe

Publicado em

O Supremo Tribunal Federal (STF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) hoje no hospital onde ele está internado, em Brasília, sobre o início da ação penal que o acusa de tentativa de golpe de Estado.

Oficial de Justiça foi ao hospital para intimar Bolsonaro. Segundo aliados do ex-presidente, a oficial chegou por volta das 10h30 ao hospital DF Star.

STF disse que aguardava “data adequada”. Em nota, o Supremo informou que todos os réus foram intimados entre os dias 11 e 15 de abril, mas aguardou uma data para citar o ex-presidente devido à internação, ocorrida em 13 de abril.

Supremo mencionou a participação de Bolsonaro em uma live com os filhos ontem. “A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje”, diz o comunicado.

Live com o ex-presidente foi para fazer propaganda de um capacete. Bolsonaro entrou na transmissão ao vivo diretamente do hospital e conversou brevemente com Flávio (PL-RJ), senador, Carlos (PL-RJ, vereador no Rio de Janeiro, e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado.

Em determinado momento, Flávio pediu orações, enquanto atrás dele uma tela exibia a frase “compre agora o capacete do Bolsonaro”. “Resistência, leveza e tecnologia na sua cabeça. Não é qualquer capacete. Esse eu uso. Ihul”, disse Bolsonaro em uma peça publicitária veiculada no início da transmissão.

Bolsonaro está internado no DF Star há dez dias. Segundo o último boletim médico, divulgado ontem, ele segue na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sem previsão de alta. O ex-presidente apresenta sinais de movimentação intestinal e boa evolução clínica. Apesar disso, segue em jejum e recebendo alimentação pela veia.

Ele foi internado para tratar complicações da facada sofrida em 2018 e e passou por uma cirurgia de 12 horas. Nos últimos anos, o ex-presidente se submeteu a diversas cirurgias no aparelho digestivo, algumas delas também com internações prolongadas em UTI.

Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma do STF aceitou a denúncia contra o ex-presidente e aliados em 26 de março. Eles agora vão responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.