Brasil, 19 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Goiás

Caiado fez cirurgia em São Paulo para retirar tumores das mãos por exposição solar

Publicado em

O governador Ronaldo Caiado (União) precisou fazer uma cirurgia para retirar tumores nas duas mãos. A confirmação foi feita pelo próprio governador durante solenidade da Campanha de Vacinação que aconteceu nesta quarta-feira (16), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. 

Durante a coletiva de imprensa Ronaldo Caiado estava usando luvas nas duas mãos e explicou que precisou fazer cirurgia para retirada de tumores. Enquanto explicava o que tinha acontecido chegou a mostrar as mãos indicando onde estavam os nódulos. 

“A gente fica descuidando de passar protetor solar e aí eu fui submetido a uma cirurgia na mão”, disse Caiado.

De acordo com a assessoria, o governador fez um procedimento chamado de ressecção, para remover os tumores, no dia 21 de fevereiro, quando chegou da na Índia. Logo depois ele retornou pra Goiânia e seguiu normalmente os compromissos da agenda. 

Ainda de acordo com a assessoria, o resultado do exame constatou ser um tipo de câncer chamado de espinocelular. Trata-se de um câncer de pele que se origina nas células escamosas da epiderme.

O governador tem costume de fazer cavalgadas e acredita que esse pode ter sido um dos motivos para a doença, já que as mãos ficam muito tempo expostas ao sol. 

“Me falaram que é porque sou apaixonado em fazer minhas cavalgadas, então o tempo todo com a mão no sol, invés de ter colocado uma luva ou passado protetor solar”, disse o governador, que completou admitindo que deveria ter se cuidado. “Descuidei”, finalizou Caiado.

A assessoria explicou que o tratamento consiste em evitar sol e manter os curativos, e o governador já tem feito. “Quando está exposto ao sol, ele usa luvas em ambientes fechados, fica no curativo apenas”, explicaram (veja a nota na íntegra).

Nota da Secretaria de Comunicação de Goiás:

O governador Ronaldo Caiado foi submetido, no dia 21 de fevereiro, a um procedimento médico simples, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), para a retirada de pequenos tumores de pele localizados no dorso das mãos. O governador recebeu alta no mesmo dia e, desde então, segue cumprindo normalmente sua agenda oficial, sem qualquer intercorrência. 

O diagnóstico, confirmado por biópsia, apontou tratar-se de um tumor espinocelular, tipo de câncer de pele que foi completamente removido por meio do procedimento de ressecção, com total sucesso. Desde então, o governador tem mantido os cuidados diários, protegendo a área afetada da exposição direta ao sol. 

Em mais de uma ocasião o governador falou sobre o procedimento, em solenidades, entrevistas e inclusive em publicação nas redes sociais. Caiado reforça a importância da prevenção e alerta para os riscos da exposição ao sol sem proteção. “O uso diário de protetor solar poderia ter evitado esse problema. Cuidem-se e se protejam”, destacou o governador.

Secretaria de Comunicação – Governador de Goiás