
Um dos mais símbolos mais importantes do patrimônio histórico e religioso de Goiás, a Catedral de Sant’Ana foi oficialmente reinaugurada nesta quarta-feira (16/04), após passar por uma ampla restauração. A solenidade contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que, ao lado de sua esposa, Iara Vilela, ressaltou o esforço do Governo de Goiás na requalificação completa do templo, erguido em 1743 e reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional.
“É uma igreja bicentenária, quase chegando aos seus 300 anos, e hoje é um dia em que se comemora a reconstrução dessa igreja. Sabemos que preservar é honrar a fé do povo goiano”, destacou o vice-governador. A catedral possui elementos de estilo neoclássico, com cinco murais produzidos pelo artista plástico e sacerdote espanhol Cerezo Barreto.
Daniel detalhou ainda o modelo usado na restauração: “Nas partes em que foi possível, conseguimos modernizar com material de maior durabilidade, como o uso de piso de granito, por exemplo, que oferece uma sobrevida melhor — mas sempre preservando tudo o que é patrimônio histórico.”
A obra incluiu revisão do telhado, troca de forros e pisos, recuperação de lajes, sistemas elétricos, calhas, paredes e colunas, além da restauração dos sinos e ornamentos em gesso. Elementos originais foram mantidos com rigor técnico, respeitando cores, materiais e traços da arquitetura neoclássica.
A promoção de ações de valorização da cultura e das tradições, que o Governo de Goiás tem implementado, também foi ressaltada por Daniel Vilela. O vice-governador destacou: “É extremamente importante reverenciar e resgatar nossa história para que as novas gerações tenham conhecimento sobre como tudo começou”, pontuou.
A secretária de Cultura, Yara Nunes, também avaliou que, por meio de ações e investimentos como esse, o governo incentiva o fortalecimento das raízes goianas. “Sabemos que as pessoas só conseguem dar valor àquele lugar onde se sentem pertencentes. E uma das formas desse pertencimento é por meio da valorização da nossa cultura”, afirmou a secretária.
Tradição pelas ruas de Goiás
Também nesta quarta-feira, as ruas da Cidade de Goiás receberam a Procissão do Fogaréu, uma das mais simbólicas celebrações da Semana Santa no país. Daniel Vilela assistiu os farricocos na cerimônia, que descreveu como “a mais tradicional e icônica atividade cultural do nosso estado, reconhecida em todo o Brasil”.
“Noticiada nos jornais de alcance nacional, a procissão atrai muitas pessoas que passam a Semana Santa aqui, na nossa querida cidade de Goiás”, completou.
O vice-governador lembrou ainda que a preservação da catedral e o incentivo a eventos como o Fogaréu expressam a política de resgate e valorização do patrimônio goiano, que já viabilizou obras como a reforma do Palácio Conde dos Arcos, a restauração da Igreja do Bonfim, em Silvânia, e a musealização do Arraial de Ouro Fino.
(Fotos: André Costa, Hegon Corrêa e Júnior Guimarães)