Brasil, 16 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

União Europeia aprova tarifa de 25% em retaliação às medidas de Trump

Publicado em

A União Europeia implementará suas primeiras medidas de retaliação às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima semana, concordaram os membros do bloco nesta quarta-feira (9), juntando-se à China e ao Canadá na retaliação e na escalada de um conflito comercial global.

A aprovação ocorreu no dia em que as tarifas “recíprocas” de Trump sobre a UE e dezenas de países entraram em vigor, incluindo tarifas maciças de 104% sobre a China, ampliando seu ataque tarifário e estimulando vendas mais generalizadas nos mercados financeiros.

O bloco europeu enfrenta tarifas de 25% sobre aço, alumínio e automóveis, bem como novas taxas recíprocas de 20% para quase todos os outros produtos, de acordo com o anúncio de Trump na semana passada, que atinge países que, segundo ele, impõem altas barreiras aos produtos dos EUA.

A UE aplicará tarifas, em sua maioria de 25%, sobre uma série de importações dos EUA a partir da próxima terça-feira, em resposta especificamente às tarifas de metais dos EUA. O bloco ainda está avaliando como responderá às taxas sobre automóveis e às tarifas recíprocas.