
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) derrubou a decisão da juíza eleitoral Maria Umbelina Zorzetti, da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia (GO) que cassou o mandato do prefeito de Goiânia Sandro Mabel e deixou inelegível o governador Ronaldo Caiado.
Os magistrados seguiram o relator desembargador José Mendonça Carvalho Neto. Em seu voto o magistrado diz que as reuniões com os vereadores no início do segundo turno “não vislumbram potencialidade para conspurcar a normalidade e legitimidade para aquelas eleições.”
“Compreendo que as vedações praticadas pelos investigados não tiveram grande vulto a ponto de contaminar qualquer ato ou ação do governo estadual durante o segundo turno nas eleições de Goiânia em 2024. Se materializando restritamente no uso dos salões da residência oficial do governador e somente em duas ocasiões.”
“O resultado das urnas decorreu do resultado legítimo das urnas do eleitorado. Considero reprimenda pecuniária aos recorrentes”. O relator votou pela manutenção de multa para a vice-prefeita Coronel Cláudia em R$ 5.322,50. Sandro Mabel também precisará pagar uma multa.