
O bilionário Elon Musk atacou publicamente o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, nesta terça-feira (8), após ser criticado por depender de peças importadas na produção de carros da Tesla.
Segundo reportagem do site Politico, Navarro afirmou que Musk “não é um fabricante de automóveis, mas um montador” que utiliza componentes asiáticos. “O que queremos é que pneus e motores sejam fabricados nos Estados Unidos”, disse.
Musk respondeu com dureza: “Navarro é realmente um idiota. O que disse é falso e fácil de provar”. Em outra mensagem, chamou o assessor de Donald Trump de “mais burro que um saco de tijolos” e defendeu que a Tesla é a montadora com o maior número de componentes fabricados nos EUA.
A discussão ocorre em meio à nova política tarifária do governo Trump, apoiada por Navarro, que impôs barreiras a parceiros comerciais. Musk, contrário ao protecionismo, já defendeu a criação de uma zona de livre comércio entre Estados Unidos e Europa.
Durante o primeiro mandato de Trump, Navarro foi alvo de críticas após citar em livros um suposto especialista chamado Ron Vara — um nome fictício e anagrama do próprio sobrenome.