
Mais de 200 pessoas a bordo do cruzeiro Queen Mary 2, da Cunard Line, contraíram noro vírus durante a viagem rumo a Nova York. Entre os infectados estão passageiros e membros da tripulação, segundo informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
A embarcação partiu de Southampton, na Inglaterra, em 8 de março, com destino final em Nova York, antes de seguir para o Caribe. No entanto, a viagem completa só será concluída em 6 de abril, o que mantém os passageiros em alto-mar enquanto o vírus se espalha.
De acordo com o CDC, 224 dos 2.538 passageiros relataram sintomas da infecção, além de 17 tripulantes. Em nota enviada ao jornal USA Today, a Cunard Line afirmou que um “pequeno número” de viajantes apresentou sinais de doença gastrointestinal e que medidas de limpeza foram intensificadas. “Monitoramos de perto os hóspedes e, como precaução, realizamos uma limpeza profunda na embarcação, além de ativar protocolos de segurança sanitária reforçados”, declarou a companhia.
Outro cruzeiro, o Seabourn Encore, da Seabourn Cruise Line, também enfrenta um surto crescente de noro vírus. Até o momento, 12 dos 461 passageiros e 22 dos 405 membros da tripulação relataram sintomas. Essa viagem está programada para terminar em 9 de abril.
Todas as pessoas infectadas foram isoladas para evitar a disseminação do vírus, informou o CDC. O noro vírus causa sintomas como vômito e diarreia e é altamente contagioso.
Somente neste ano, já foram registrados 12 surtos de doenças gastrointestinais em cruzeiros, sendo 10 causados pelo noro vírus. Algumas companhias, como a Princess Cruises e a Holland America, já contabilizam mais de um caso.