Brasil, 03 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Caiado rejeita pressões da cúpula do União Brasil e mantém lançamento da pré-candidatura a presidente

Publicado em

Às vésperas do lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência da República, integrantes do partido dele, o União Brasil, ainda tentam convencê-lo a desistir da ideia. Mas o governador de Goiás segue firme no seu projeto de ser candidato e mantém o evento marcado para sexta-feira (4), na Bahia. 

Um integrante do partido disse que Caiado não tem o apoio nem dentro da legenda e quer tentar garantir isso de fora pra dentro, mas afirma que ele não tem apoio popular suficiente. A decisão de Caiado atrapalha várias negociações do União Brasil. Uma delas é a criação de uma federação com o PP – o acordo já foi assinado pelo Partido Progressista, mas ainda enfrenta resistência no União. Isso porque, se concretizado, as duas legendas terão que apoiar ou lançar um único candidato. Caiado não tem o apoio de Ciro Nogueira, presidente do PP, por exemplo. 

Outro impasse gerado com a pré-candidatura de Caiado é a permanência do partido no governo Lula. Internamente, a legenda ainda discute se pode apoiar Lula em 2026 ou se desembarca do governo antes. Enquanto isso, Lula discute eventuais mudanças na Esplanada e pode tirar ou dar mais ministérios ao Centrão. Hoje, o União Brasil tem DOIS ministérios, além de Waldez Góes, que apesar de não ser do União, entrou na cota da legenda por ter sido indicado por Davi Alcolumbre, presidente do Senado.