No Fórum Brasil Cidades, Caiado destaca queda da violência em Goiás
Publicado em
Durante participação no Fórum Brasil Cidades, nesta segunda-feira (31/03), em Uberlândia (MG), o governador Ronaldo Caiado apresentou os avanços que tornaram Goiás uma das referências nacionais no combate à criminalidade.
“A segurança pública tem capilaridade em todo o seio da sociedade. Ninguém mais suporta viver como está vivendo”, destacou ao citar o impacto abrangente da reversão nos índices de criminalidade conquistados no território goiano.
O tema O desafio da segurança pública – Como Goiás se tornou o Estado mais seguro do Brasil, guiou o painel apresentado a autoridades e especialistas que se reuniram para discutir o crescimento sustentável e eficiente das cidades brasileiras.
“Muitas vezes a gente deixa de valorizar o que o Estado está fazendo pela população. A pessoa humilde, que está no ponto de ônibus, sem ter o telefone assaltado, a casa não é roubada. Isto é impactante”, pontuou o governador.
Tema O desafio da segurança pública – Como Goiás se tornou o Estado mais seguro do Brasil, guiou o painel apresentado a autoridades e especialistas (Foto: Lucas Diener)
QUEDA NA CRIMINALIDADE
A posição foi respaldada pelos dados apresentados por Caiado, ao evidenciar os resultados concretos das políticas de segurança pública implementadas em Goiás.
O governador compartilhou números expressivos sobre a redução da criminalidade no estado nos últimos anos, como a queda de 55% nos homicídios dolosos, de 2.118 em 2018 para 945 em 2024. A estratégia de criar batalhões especializados e investimentos na área de inteligência também foi destaque.
“Criou-se uma rotina no estado de Goiás que as pessoas hoje sabem que andam por onde quiser, vão dormir tranquilos na fazenda ou onde desejar”, afirmou o governador.
Outros índices também apresentaram quedas significativas. O roubo a transeunte teve uma redução de 88%, passando de 46.270 ocorrências em 2018 para 5.645 em 2024. O roubo de veículos, por sua vez, caiu 93%, de 10.104 casos para 756 no mesmo período.
Crítico da proposta de gestão única de segurança pública idealizada pelo governo federal, o governador defendeu a autonomia dos estados e rigor contra o narcotráfico e facções.
“É algo que nós temos que combater com todas as forças e com a capacidade que tem a nossa polícia”, frisou, ao se colocar à disposição do estado vizinho para colaboração entre as polícias.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou os pontos de convergência na área.
“São estados que têm na segurança pública uma preocupação gigantesca. Continuamos com tolerância zero a invasões de terra aqui”, afirmou.
FÓRUM BRASIL CIDADES
O evento contou ainda com a presença do prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio; do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro, além de diversos parlamentares. A programação foi dedicada à temática Construindo o futuro das nossas cidades.
“Este evento é para fazer esse manifesto das cidades. O que elas precisam efetivamente para melhorar a vida no dia a dia”, destacou o diretor da Solis Propaganda e um dos idealizadores do evento, Tiago Fonseca.