
A manifestação “Sem Anistia”, realizada na Avenida Paulista neste domingo (30) e convocada por movimentos de esquerda, mobilizou um minguado público de 6,6 mil pessoas. O número é da USP.
O volume de pessoas presentes é equivalente a pouco mais de um terço das 18,3 mil reunidas em Copacabana pela direita a favor da anistia aos golpistas do 8 de janeiro e convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ambos os levantamentos foram realizados pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital da Universidade de São Paulo.
“A perda de capacidade de mobilização da esquerda não vem de hoje. A última vez que a esquerda conseguiu reunir bastante gente foi na eleição do Lula”, explica o cientista político Pablo Ortellado.
“Ao contrário da direita, que convoca indivíduos via redes sociais, a esquerda ainda faz o chamamento via os movimentos sociais como UNE, MST, MTST e outros. Não tem o mesmo efeito”, completa.
A contagem foi feita no momento de pico da manifestação, às 15h15, a partir de fotos aéreas analisadas com softwares de inteligência artificial.
A manifestação mais recente convocada pela esquerda, em 15 de novembro de 2024, pelo fim da escala de trabalho 6 por 1, reuniu 4,7 mil pessoas.
O ato pela anistia em Copacabana também foi considerado esvaziado para os padrões de mobilização da direita.
Na manifestação de 7 de setembro de 2022, também em Copacabana, Bolsonaro conseguiu reunir 64,6 mil pessoas.A