Brasil, 02 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Política

Marconi perde o comando nacional com fusão do PSDB com o Podemos

Publicado em

O PSDB avançou nas negociações sobre uma incorporação com o Podemos, informa o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O partido negocia alianças com outras legendas desde as eleições municipais do ano passado, que consolidaram a derrocada  tucana.

Nos últimos anos, o PSDB sofreu sucessivas derrotas eleitorais e a perda de quadros importantes, como Geraldo Alckmin, que foi para o PSB.

O Podemos agora aparece como o grande favorito para fechar uma incorporação. A ideia é que o PSDB mantenha o nome, mas deixaria de ser conduzido pelo ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, ou por um tucano.

O comando do novo PSDB seria transferido para a deputada Renata Abreu, presidente do Podemos. Os 14 deputados federais do Podemos entrariam para a sigla peessedebista, que teria nova estrutura.

A incorporação com o Podemos ganhou força após o fracasso nas negociações com o MDB e com o PSD. O partido de Gilberto Kassab (PSD), que saiu fortalecido após as eleições municipais, despontava como o favorito. No entanto, a sigla recuou por avaliar que a união com os tucanos não era unanimidade.