Brasil, 18 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Fux segue voto do relator e Primeira Turma forma maioria para que o STF torne réus Bolsonaro e outros 7 denunciados

Publicado em

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (25) para tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaroe outros sete denunciados por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Luiz Fux foi o terceiro ministro a votar para receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República). 

Durante o seu voto, Fux lembrou que a democracia brasileira foi conquistada “por meio de lutas e barricadas” e destacou como foi difícil alcançar o estágio civilizatório. “Tudo que se volta contra ela é repugnante e absolutamente inaceitável”, disse.

Em seu voto, o ministro afirmou que tudo o que ameaça o Estado Democrático de Direito é “absolutamente repugnante e inaceitável”. Ele lembrou que, durante a pandemia, presidiu o Supremo Tribunal Federal quando cerca de 800 mil pessoas estavam na Praça dos Três Poderes, ouvindo discursos inflamados. 

Segundo Fux, “não aconteceu nada graças a toda uma estratégia e à experiência da Polícia do STF”. Ele destacou ainda que é “absolutamente impossível” afirmar que nada aconteceu em situações como essa.

O julgamento segue com o voto da ministra Cármen Lúcia.