
Ao fazer a leitura do seu relatóprio, ministro do STF Alexandre de Moraes disse nesta quarta-feira (26) que há “indícios razoáveis” para que a 1ª Turma do Tribunal receba a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete integrantes do núcleo golpista.
Para Moraes, as provas colhidas pela PF apontam o ex-presidente como líder de uma organização criminosa.
“Os autos nesse momento de cognição de recebimento da denúncia demonstram que há indícios razoáveis de recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República que aponta Jair Messias Bolsonaro como líder da organização criminosa, demonstrando a participação do ex-presidente da República com os elementos de provas colhidos na investigação da PF”, disse o magistrado.
Para o relator do processo, Jair Bolsonaro encabeçou uma trama golpista ao tentar incitar forças armadas e seus apoiadores a endossar um golpe de Estado.
“Em 7 de setembro de 2021, todos se recordam, que o então presidente Jair Bolsonaro, após algumas ‘palavras carinhosas’ com relação à minha pessoa, ele disse que a partir daquele momento não cumpriria mais ordem judicial. E o ministro Luiz Fux, nosso presidente então do STF, se recorda que estavam incitando caminhoneiros a invadir o STF”, acrescentou o Moraes em seguida.