
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) marcou para o próximio dia 8 de abril o julgamento do recurso interposto pelo governador de Goiás e pré-candidato a presidente da República, Ronaldo Caiado, e pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ambos filiados ao União Brasil, contra decisão condenatória de primeira instância por abuso de poder.
Na setença, Caiado foi condenado à inelegibilidade por oito anos, enquanto Mabel enfrenta a possível cassação de seu mandato. A condenação ocorreu por suposto abuso de poder político, após denúncia de utilização indevida da estrutura do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, para fins eleitorais. O Ministério Público Eleitoral deu parecer contrário à inelegibilidade de Caiado e à cassação de Mabel.
A sessão de julgamento, que poderá ser acompanhada pelo canal do TRE-GO no YouTube, ocorrerá quatro dias após o evento na sede Assembleua Legislativa da Bahia, em Salvador, onde Caiado será lançado pré-candidato à Presidência da República.
Saiba o que aconteceu?
Em dezembro de 2024, a juíza Maria Umbelina Zorzetti determinou a cassação da chapa de Sandro Mabel e sua vice, Coronel Cláudia (Avante), após ação movida pelo PL. A acusação aponta o uso indevido do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, para eventos de campanha eleitoral.
A mesma decisão declarou o governador Ronaldo Caiado inelegível por oito anos a partir de 2024, por supostamente ter utilizado sua posição e recursos do governo estadual para beneficiar a campanha de Mabel através da promoção de atos políticos em instalações públicas.