Brasil, 03 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Goiás

Morre o arquiteto e urbanista Walfredo Antunes, um dos pais de Palmas (TO), aos 76 anos

Publicado em atualizado às 15:46

O arquiteto e urbanista Walfredo Antunes, de 76 anos, morreu em Goiânia (GO) nesta sexta-feira (14). Ele foi um dos responsáveis pelo projeto de planejamento e construção de Palmas, capital do Tocantins. Walfredo, que deixou duas filhas, lutava contra um câncer no pâncreas. Ele morava em Palmas, mas será velado e sepultado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, neste sábado (15).

Nascido em São Paulo, Walfredo se mudou ainda jovem para Goiânia, onde concluiu graduação em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás. Sua formação profissional incluiu também especializações em Paisagismo e Transporte Urbano, além de Mestrado e Doutorado em Urbanismo pela Universidade de Londres e Universidade de Lisboa, respectivamente.

A carreira de Walfredo Antunes é marcada pelo exercício de cargos públicos nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal, atuando em áreas como planejamento, gestão estratégica, mobilidade urbana, turismo, entre outras.

Em 1972, fundou o Grupo Quatro em Goiânia, escritório de arquitetura urbanismo em sociedade com três amigos – Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, Solimar Neiva Damasceno e Walmir Santos Aguiar.

Em Goiás, Walfredo Antunes dirigiu o Instituto de Planejamento Urbano e Regional (INDUR) e assumiu importantes secretarias municipais e estaduais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento urbano e regional do estado. No governo federal, ocupou a Diretoria de Crédito do BNCC, mostrando sua versatilidade e comprometimento com o progresso nacional.

O convite do governador Siqueira Campos em 1988 para contribuir com a implantação de Palmas destaca-se em sua carreira. Walfredo, em parceria com Luiz Fernando Cruvinel, participou ativamente da criação da capital, desde a elaboração de seu projeto urbanístico até a sua consolidação como a mais importante cidade planejada do país depois de Brasília.

Além de seu papel fundamental no desenvolvimento de Palmas e do Tocantins, Walfredo dedicou duas décadas à educação, lecionando no curso de Arquitetura da Uiniversidade Federal do Tocantins (UFT). Recentemente atuou como presidente do Instituto de Planejamento Urbano da Prefeitura de Palmas. Mesmo após sua aposentadoria, continuou a atuar como arquiteto, professor e pensador.