
A trajetória de Valéria Guimarães, que comanda ao lado do marido um arrojado projeto na pecuária chama a atenção no mundo do agro. Com determinação, ela escreve sua história com o olhar voltado para duas áreas para lá de desafiadoras: a medicina e a pecuária.
Endocrinologista formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo e pela Universidade de Chicago, ela construiu uma carreira sólida na saúde até que, há cinco anos, decidiu retornar ao campo para honrar a história da sua família.
“Após o falecimento de meu pai, decidi honrar e preservar o legado da família”, explica ela, que atua na Fazenda Balsas – Onda Verde, localizada no município de Mimoso, em Goiás. Ao lado do marido, Istênio Pascoal, Valéria implementou um projeto moderno e inovador na criação de gado Tabapuã.
“Nós incorporamos tecnologia de ponta para otimizar a produção de carne bovina com foco em qualidade e sustentabilidade”, relata.
Para Valéria, seu trabalho na pecuária não é apenas uma continuação de um legado, mas uma contribuição valiosa para o futuro do setor.
“É a contribuição da minha geração para a história da minha família e para um pedacinho da história da pecuária nacional”, sublinha.