Brasil, 04 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Cultura

Oscar 2025: em clima de final de Copa do Mundo, ‘Ainda Estou Aqui’ concorre a 3 estatuetas neste domingo (2)

Publicado em atualizado às 13:54

No momento em p Brasil celebra o Carnaval, o cinema nacional vivencia neste domingo (2) um marco histórico. O longa-metragem “Ainda Estou Aqui” está concorrendo ao Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.

Pela primeira vez, uma produção totalmente brasileira disputa com chances reais três categorias da maior premiação do cinema mundial. Embora coproduções brasileiras já tenham sido premiadas, nunca um filme exclusivamente nacional levou o Oscar. Com “Ainda Estou Aqui”, o cinema nacional tem uma oportunidade real de mudar esse cenário.

Outro destaque importante é a possibilidade de o Brasil finalmente conquistar o Oscar de Melhor Atriz. Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada por “Central do Brasil”, mas perdeu para Gwyneth Paltrow. Agora, sua filha, Fernanda Torres, concorre na mesma categoria e é apontada como uma das favoritas, de acordo com previsão do The New York Times. Para muitos brasileiros, essa é a “vingança” de mãe e filha na disputa pela estatueta.

Conforme a CNN Brasil, a expectativa pelo Oscar se mistura à efervescência do Carnaval e o clima é de final de Copa do Mundo. Apesar de Fernanda Torres pedir cautela, a empolgação já tomou conta das redes sociais. Perfis online compartilham bandeiras do Brasil com o rosto da atriz, além de imagens dela recebendo o Globo de Ouro. Grafites, fantasias e memes fizeram com que o nome da artista se tornasse um verdadeiro fenômeno popular.

A esperança na vitória cresceu durante a temporada de premiação. “Ainda Estou Aqui” estreou mundialmente no Festival de Veneza, em setembro de 2024, onde foi aclamado e conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. Em seguida, passou por importantes festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) e o AFI Fest, consolidando seu reconhecimento no circuito internacional. O longa ganhou ainda mais visibilidade quando foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar, em 23 de setembro de 2024.

A trajetória até o Oscar teve momentos decisivos. Em dezembro, “Ainda Estou Aqui” entrou na lista de pré-indicados, e, em janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz, superando estrelas como Angelina Jolie e Nicole Kidman. A vitória consolidou sua posição como uma das favoritas ao Oscar, conforme previsão do editor da Variety, Clayton Davis, que apontou tanto sua indicação quanto a do filme.

De acordo com o protocolo da campanha pelo Oscar, o longa foi exibido em cinemas de Los Angeles e Nova York, o que é exigido para concorrer à categoria de Melhor Filme Internacional. Em 23 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2025, confirmando “Ainda Estou Aqui” nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.

A nomeação de “Ainda Estou Aqui” para Melhor Filme Internacional aconteceu 26 anos após a última vez que o Brasil disputou essa categoria, com “Central do Brasil”, em 1999. Essa é apenas a quarta indicação do país nesse prêmio. Já a indicação de Fernanda Torres marca a segunda vez que uma brasileira é indicada a Melhor Atriz, repetindo o feito de sua mãe.

Desde o anúncio das indicações, Fernanda Torres e o diretor Walter Salles intensificaram a campanha nos Estados Unidos e na Europa, participando de eventos e promovendo o filme para garantir os votos da Academia.

Com uma trajetória impressionante e um histórico de premiações, “Ainda Estou Aqui” chega ao Oscar com grandes chances de levar ao menos uma estatueta. A cerimônia acontece neste domingo (2), no Dolby Theatre, em Hollywood, com transmissão ao vivo no Brasil pela TNT e pela plataforma Max, a partir das 21h (horário de Brasília).

Onde assistir ao Oscar 2025 (TV e on-line) :

  • TV Globo (21h55)
  • TNT (19h30)
  • Max (19h30)
  • Globoplay (21h)