Brasil, 14 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasília

Sandro Mabel participa da Semana da Mineração, em Brasília, e destaca potencial para expansão das atividades no País

Publicado em

“O setor mineral está preparado, com pesquisas, dados, informações precisas e atualizadas que vão nortear as mineradoras, os investidores, para a expansão das atividades minerais no Brasil, com geração de empregos e renda”. A declaração foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, que também dirige o Conselho Temático de Mineração da Confederação Nacional da Indústria (Comin-CNI), ao participar terça-feira (08/02) da abertura da Semana da Mineração, realizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, em formato híbrido (on-line e presencial). Reunindo três dias, com palestras, workshop, seminários e o Prêmio Cidades Mineradoras, o evento foi encerrado na quinta-feira 10/02.

O primeiro dia foi marcado pela apresentação do Plano Nacional de Mineração 2050, pelo secretário de Geologia e Mineração e Transformação Mineral, Pedro Paulo Dias Mesquita. Também houve assinatura do Acordo de Cooperação do Banco de Dados Geológicos e Plataforma Econômica, formalizada pelo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB- CPRM), Esteves Conargo.

“É uma plataforma que se posiciona com um hub de difusão de conhecimento geocientífico, econômico e socioambiental, estimulando os investimentos que são requeridos para descoberta, avaliação e aproveitamento dos recursos minerais brasileiros”.

Sandro Mabel, que acompanhava o evento no auditório do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, foi saudado pela secretária executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira – na ocasião, representando o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque –, que falou sobre expansão da mineração no Brasil.

Elel ressaltou a importância do encontro ao reunir as principais instituições do setor mineral e as novidades anunciadas como nova oferta pública de áreas da Agência Nacional de Mineração (ANM) e ações do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), trazendo também apresentação de dados sobre mineração sustentável e inclusiva, entre outros assuntos.

Também participaram do evento o presidente da Câmara Setorial da Mineração (Casmin/Fieg), Wilson Borges; o presidente do BNDES, Gustavo Montesano; o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, almirante de esquadra Flávio Rocha; o deputado federal Édio Lopes, presidente da comissão de Minas e Energia da Câmara; e o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Victor Bicca.