
O governador em exercício Daniel Vilela visitou nesta segunda-feira (17/2) as obras do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em Aparecida de Goiânia. Com R$ 120 milhões em recursos do Governo de Goiás, o empreendimento é apontado como um divisor de águas para a economia do estado, consolidando a Região Metropolitana como um polo estratégico para atração de novas indústrias e geração de empregos.
“Esta é uma obra esperada pelos aparecidenses desde 2006. Agora estamos cumprindo um compromisso do governador Ronaldo Caiado. O avanço na infraestrutura vai permitir que, ainda neste ano, possamos ver o início da construção de indústrias aqui no Dianot”, afirmou Daniel Vilela, lembrando que a previsão para entrega é para dezembro de 2025.
O distrito ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e terá capacidade para abrigar cerca de 200 empresas. A instalação abarca a área onde funcionava o semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, cuja remoção era pleiteada por moradores e empresários da cidade.
Também será realizada a modernização da malha viária, com a duplicação da rodovia que liga o distrito à GO-020, e criado um espaço para micro e pequenas empresas.
O Dianot conta com três frentes de trabalho em andamento: terraplanagem e pavimentação; implantação das redes de abastecimento de água e esgoto; e instalação da rede elétrica. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, grande parte da infraestrutura básica foi concluída.
“Já foi feita toda a parte de redes de coleta, água e esgoto. Agora vamos avançar para a estação de tratamento. Tudo está dentro do cronograma”, destacou.
Para Daniel Vilela, o crescimento industrial da cidade acompanha o dinamismo do Governo de Goiás na atração de investimentos.
“Aparecida de Goiânia, assim como Anápolis e outras cidades, tornou-se um hub nacional de instalação de indústrias, especialmente na área logística. O modelo de concessão utilizado no Dianot segue a mesma lógica adotada na ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), garantindo transparência e critérios objetivos na seleção das empresas”, explicou.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento industrial do Estado.
“O Dianot é um marco para Goiás, pois representa um ambiente de negócios estruturado, planejado e com total suporte para receber investimentos. Estamos empenhados em garantir que as empresas que aqui se instalarem tenham infraestrutura moderna e competitiva”, afirmou.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, também destacou os impactos positivos do distrito. “Este é um projeto fundamental para Aparecida, pois vai impulsionar ainda mais a economia local, gerar empregos e trazer novas oportunidades para nossa população. A parceria com o Governo de Goiás tem sido essencial para consolidarmos a cidade como um grande polo industrial”, afirmou.
(Foto: Jota Eurípedes)