O prefeito Marden Júnior recebeu o cônsul honorário de Portugal em Goiás, José Pedro Martins dos Santos, ontem (10/02), em seu gabinete. Na pauta, a parceria que promove interação entre o município de Trindade e a cidade portuguesa de Fátima. O projeto Cidades-Irmãs visa a criação de mecanismos de cooperação internacional.
A parceria é focada em desenvolver projetos que promovam a troca de experiências entre os habitantes de cada uma das cidades, em áreas como a economia, educação e, principalmente, o turismo.
Fátima, cidade que possui como padroeira Nossa Senhora de Fátima e Trindade, conhecida nacionalmente como a Capital da Fé na devoção ao Divino Pai Eterno, recebem visitantes voltados ao turismo religioso.
“Aqui damos o primeiro passo no Cidades-Irmãs. E esse projeto vem, com certeza, trazer para Trindade uma abertura de cenário e comunicação com os municípios, com os estados e agora com países diferentes”, pontuou o prefeito Marden Júnior.
Durante o encontro, as autoridades presentes assistiram vídeos que apresentaram um pouco de cada cidade. O cônsul pôde ver a tradição de fé e a devoção que movimentam o município, além disso o quanto Trindade cresceu e se desenvolveu.
O prefeito de Trindade viu o quanto Fátima é capaz de reunir multidões para celebrações no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. E destacou que “Fátima já tem um turismo similar ao nosso e que se tornou cada vez maior ao longo dos anos”.
A cidade de Portugal recebia, até 2019, antes da pandemia, cerca de 6,5 milhões de visitantes ao ano para celebrações dedicadas à Nossa Senhora de Fátima.
“Vamos trazer para nossa realidade culturas diferentes, políticas diferentes, programas, ações e também turismo”, afirmou Marden.
“Ao longo dos anos, o turismo em Fátima se tornou o maior da história daquele país. Passam por lá 6,5 milhões de pessoas e Trindade está nesse caminho, de buscar esse crescimento turístico também”, completou o prefeito. “Com certeza, Trindade vai ganhar muito com esse projeto que trará experiências novas para a cidade”, reforçou .
Um dos aspectos que o cônsul honorário de Portugal em Goiás destacou foi o fato de a língua portuguesa ser falada em ambas cidades.
“Nós somos um povo de língua portuguesa, somos um povo comum, temos essa ferramenta fantástica que é língua que nos une, mas existem outras parcerias entre municípios que podem fantásticas” disse o cônsul.
Em 2019, durante a Romaria do Divino Pai Eterno que aconteceu antes da pandemia, Trindade recebeu 3,5 milhões de visitantes, o que já demonstra o desenvolvimento da cidade neste aspecto, que pode ser ainda maior por meio das parcerias.
“Existem ferramentas na área da educação, do turismo, porque é fantástico o volume de pessoas que Trindade já recebe, é um número muito expressivo, afirmou José Pedro Martins.
“Portugal tem muito a aprender com Trindade e acredito que Trindade também possa tirar partido desses canais que podem abrir e favorecer a população de Goiás também”, apontou o cônsul.
Ele disse que foi interessante conhecer o modelo de gestão que se é implantado no município brasileiro que, segundo José Pedro, pode servir de exemplo para outras cidades.
“Fiquei muito lisonjeado, é um prefeito jovem com uma capacidade que nos surpreendeu, um discurso interessantíssimo a pensar no futuro da cidade. Pode servir de exemplo, esse modelo de gestão, para outras prefeituras, foi muito proveitoso a nossa conversa”, expressou.
Também participaram da reunião o senhor José Vilela, representando o Centro Português de Goiânia; José Eduardo, consultor do projeto Cidades-Irmãs; Mônica Gandara Lima, secretária do projeto Cidades-Irmãs e o padre redentorista da Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, Frederico Hozanan.
Estiverem presentes os secretários municipais Warley Lopes, de Turismo e Cultura; Lhinicker D’Orázio, da Casa Civil, Planejamento e Gestão; Josimar da Mota, Secretaria da Fazenda; Fabiana Machado, superintendente de Captação de Recursos da Secretaria da Casa Civil da Prefeitura de Trindade, Fabiana Machado e a procurado administrativa, Cristina Leite.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, a partir desse encontro serão iniciadas as tratativas formais para colocar o projeto em ação.
“A partir de agora começam as tratativas com as embaixadas para que as relações comerciais e turísticas comecem a se desenvolver e, a partir disso, os projetos que ligam essas duas cidades começam a tramitar e ter bons resultados, tanto na área comercial quanto no turismo”, explicou Warley.
Ainda na reunião, o prefeito Marden Júnior, assinou um ofício para construção dos devidos transmites legais, junto à embaixada de Portugal no Brasil.
Ao fim no encontro, o cônsul José Pedro Martins, presenteou o prefeito de Trindade com uma garrafa de vinho trazida de Portugal. E o prefeito Marden Júnior, por sua vez, presenteou José Pedro Martins, com um quadro com a imagem da Virgem Maria sendo coroada pelo Espírito Santo, pintura feita pelo artista trindadense, Amarildo Jacinto.