
Com cerca de 20 compromissos programados nos cinco primeiros dias da missão comercial à Índia, o governador Ronaldo Caiado inicia, nesta segunda-feira (10/2), uma série de encontros estratégicos com representantes do governo indiano e do setor privado.
O objetivo da viagem, que se estende até o dia 21, é fortalecer as relações comerciais e atrair investimentos para Goiás. Enquanto isso, a administração estadual ficará sob comando do vice-governador Daniel Vilela.
No primeiro dia da missão, Caiado e sua comitiva apresentarão as potencialidades econômicas do estado para membros da Câmara de Comércio Indo-Brasileira (CCIIB), instituição que facilita negociações entre os dois países.
Já na terça-feira (11/2), o governador terá reuniões com os ministros indianos da Agricultura, Shri Shivraj Singh Chouhan, e da Pecuária, Shri S. P. Singh Baghel, reforçando o interesse em ampliar parcerias nos setores agropecuário e industrial.
Nessas áreas prioritárias, Goiás busca oportunidades para aumentar as exportações.
“Em 2024, exportamos mais de US$ 207 milhões em produtos como soja, açúcar, fibras e sementes, fortalecendo a presença goiana no mercado asiático. Além disso, importamos itens estratégicos, como chá mate, especiarias e óleos essenciais, o que reforça a relação comercial entre Goiás e a Índia. Com a viagem, buscamos ampliar essas relações”, afirma titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.
A delegação goiana ainda terá reuniões em outros ministérios: Indústria e Comércio e Relações Exteriores.
“Essas reuniões são importantes para criarmos um ambiente favorável aos negócios, eliminando barreiras burocráticas e culturais e mostrando que Goiás é confiável para os investidores. Além disso, a intermediação governamental ajuda a abrir caminhos”, afirma o secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima.
Paralelamente, está prevista uma série de visitas a entidades privadas, como o Instituto Nacional para Transformação da Índia (NITI Aayog), a Associação Indiana das Usinas de Açúcar (ISMA) e ao Projeto Gati Shakti (Plano Diretor Nacional para Conectividade Multimodal). Além de uma reunião com a Federação Indiana de Exportação e líderes da Indústria (FIEO), entre outros compromissos.
Goiás também mira o setor farmacêutico indiano, que pode emprestar tecnologia e conhecimento para as empresas deste segmento no estado.
A Índia é reconhecida por sua infraestrutura industrial robusta e abriga a sede da Sun Pharmaceutical, especializada na produção de genéricos que são vendidos para mais de 100 países. Esta visita está agendada para quarta-feira (12/2), no distrito de Gurugram.