O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira, 4, usando o boné que foi levado pela base governista ao Congresso no último sábado, 1º, durante as eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. O boné exibe a frase “O Brasil é dos brasileiros” e se tornou o centro de uma disputa entre aliados e opositores, que responderam com bonés personalizados, incluindo a inscrição “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”, na segunda-feira, 3.
O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, revelou que a frase no boné foi sugerida por Sidônio Palmeira, marqueteiro que assumiu a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) no mês passado. “Pedi para o Sidônio pensar em uma frase, e ele enviou essa. Foi um grande sucesso”, afirmou Padilha no sábado.
A ideia do boné foi inspirada nos modelos usados pelos apoiadores do ex-presidente americano Donald Trump. Desde a campanha de 2016, o boné com o slogan “Make America Great Again” (Torne a América Grande de Novo) se tornou um símbolo popular entre os seguidores do republicano.
Segundo Padilha, mais de 100 bonés foram produzidos e distribuídos para a base do governo no sábado. Já nesta segunda-feira, uma nova versão do boné, nas cores verde e amarela, foi vista com deputados federais do PT e do PSOL. Além disso, membros da oposição também usaram bonés verdes e amarelos, mas com o texto “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”.
Nas últimas semanas, os bonés têm se consolidado como uma nova maneira de enviar mensagens políticas, provocar adversários e reforçar identidades dentro do contexto político.