O governador Ronaldo Caiado pediu atenção às contas públicas aos deputados estaduais que tomaram posse, neste sábado (1°), como membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa, para o biênio 2025-2026.
Durante a cerimônia, Caiado reforçou a necessidade de equilíbrio nos gastos diante do atual cenário de alta de juros e inflação, cobrando responsabilidade fiscal de poderes. “O mais importante é buscar o equilíbrio fiscal. Não existe governabilidade em nenhum nível de poder se não tiver estabilidade e equilíbrio fiscal”, afirmou.
Caiado acompanhou a recondução de Bruno Peixoto à presidência da Casa e declarou que “os governantes não têm o direito de ultrapassar a faixa prudencial que a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe”. Nesse sentido, apresentou ações do Estado para sair do ‘vermelho’, em 2019, e assegurar investimentos nas áreas de saúde, segurança e social.
“Hoje é um governo que está consolidado e não um quadro de terra arrasada como recebi”, ressaltou. O governador enfatizou que falta apoio do governo federal e criticou os vetos ao Propag, programa do governo federal para reestruturar as dívidas dos Estados . “Eu espero que o governo federal repense a sua política em relação aos Estados” e acrescentou que “governar não pode ser um balcão de negócios”. “Até hoje não chegou um real para o Hospital de Águas Lindas”, exemplificou Caiado.