O governador Ronaldo Caiado apresentou, nessa quinta-feira (30), os números positivos obtidos pela área da segurança pública de Goiás desde 2019, desde quando ele começou a administrar. Ele elogiou o trabalho de todas as forças policiais, a Militar, a Civil e o Corpo de Bombeiros. Como exemplo, citou o plano de contingência implantado em poucos minutos pela manhã, quando chegaram as informações de aumento da água do rio Vermelho na cidade de Goiás.
“Em Goiás, a gente antecipa o problema e já temos toda uma estrutura interligada”, disse, observando que todos os índices de criminalidade e violência foram diminuídos em Goiás desde o início do seu primeiro mandato, em 2019. Os comandantes das forças policiais apresentaram os números relativos a suas atividades no ano de 2024, todos eles muito positivos.
Caiado falou que nas pesquisas apresentadas ouvindo os cidadãos goianos 89% respondem que o item destacado é a segurança pública e o governo está com 88% de aprovação. Disse ainda que os goianos têm mais tranquilidade para transitar pelas ruas, irem aos pontos de ônibus e que houve uma limpeza nos locais, em várias cidades do estado, onde imperavam as estruturas de facções criminosas. “Hoje estão totalmente pacificadas. Então, não existe pesquisa melhor do que a pesquisa do cidadão que vive nas cidades”, observou Caiado.
Números
Os números apresentados pela Polícia Militar mostram que, de 2023 para 2024, houve um aumento de abordagens a pessoas de mais de 300 mil (23%), e, de veículos, de quase 200 mil a mais (19%). Em 2024, 7.587 veículos foram recapturados e foram cumpridos 5.831 mandados de prisão, 23 toneladas de drogas foram apreendidas, assim como 3.571 armas e 95 quadrilhas foram desarticuladas. Nesse ano, houve 90% de propriedades rurais cadastradas e um aumento de 19% em visitas comunitárias, com o acompanhamento de medidas protetivas aumentando em 161%, além de ações educativas em 78%.
A Polícia Civil mostrou que, em 2024, houve um aumento de 43% no número de prisões efetuadas, o que dá 7.411, e de 45% no número de operações realizadas. Outros números importantes apresentados pela Polícia Civil apontaram que houve 100% de elucidação dos crimes graves e de repercussão, número que é mais que o dobro da média nacional, e o montante de R$ 20 bilhões de bloqueios de bens, direitos e valores. O Corpo de Bombeiros mostrou que houve um aumento de 2,3% no número de atendimentos de 2023 para 2024, chegando a praticamente 200 mil atendimentos, de quase 4% no número de resgate de acidentados e de 31,8% no combate a incêndios urbanos e florestais.