Cinco estudantes do Sesi Goiás foram premiados por reduzirem o consumo de água das residências em que moram, ao participar da 4ª edição do Concurso Água na Medida Certa, destinado a incentivar o consumo consciente dos recursos hídricos, cuja escassez se repete ano a ano em Goiás, com sérios transtornos para o abastecimento da população. A iniciativa contou com participação de 298 famílias de unidades escolares instaladas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão e Niquelândia.
Durante evento virtual, realizado quinta-feira (10), via plataforma Zoom, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Flávio Rassi (foto), lembrou que preservar o meio ambiente e economizar água é uma responsabilidade de todos. “O concurso é uma iniciativa que envolve nossos alunos e suas famílias com o intuito de educar e formar cidadãos conscientes. Tenho muito orgulho dessa campanha”, disse.
Parceiro da iniciativa, o gerente de Educação Ambiental e Ações Sociais da Saneago, Rodolfo Barros, ressaltou que as crianças e os adolescentes são os maiores agentes conscientizadores, já que levam para casa tudo que aprendem na escola. “Parabenizo a Fieg e o Sesi por essa iniciativa tão importante. A Saneago está sempre à disposição para parcerias com as instituições”, destacou.
O superintendente do Sesi, Paulo Vargas, agradeceu os alunos e as famílias participantes e disse que espera que eles possam compartilhar o que aprenderam com o maior número de pessoas. Também participaram do evento o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Claudemir José Bonatto; a gerente de Educação Básica do Sesi, Quissinia Freitas, diretores e alunos do Sesi.
PEQUENAS AÇÕES FAZEM A DIFERENÇA
O grande vencedor da iniciativa escolar, Bernardo Augusto Abib, do 2º ano do ensino médio da Escola Sesi Catalão, conseguiu reduzir em 61,32% o valor da conta de água, entre os meses de fevereiro a novembro de 2021. Ele explicou que, logo no começo da campanha, foi encontrado e reparado um vazamento na tubulação da residência em que mora com a família. Além disso, o tempo de banho foi diminuído, a família começou a abrir a torneira somente quando necessário e passou a lavar a calçada com água reutilizada da máquina de lavar roupas. “Realizamos o uso consciente de água e contribuímos para a manutenção dos recursos hídricos. Estou muito feliz por ter participado”, revela. Como prêmio, Guilherme ganhou uma bolsa de estudo integral durante 12 meses.
Aluna do 1º ano do ensino médio também da unidade de Catalão, Anna Laura Dias Fonseca foi a vice-campeã, alcançando 60,61% de redução do consumo, e ganhou uma bolsa de estudo de 75% durante nove meses. Ela conta que nunca imaginou ganhar a premiação. “Utilizamos a água do ar-condicionado, da máquina de lavar e da piscina. Demos uma moderada no tempo de banho. Conseguimos reduzir o valor da conta e ainda ajudamos o meio ambiente”, comemora.
Em terceiro lugar, ficou o estudante do 7º ano do ensino fundamental do Sesi Canaã, em Goiânia, Davi Lima, com 30,99% de redução, e foi contemplado com uma bolsa de estudos de 50% em seis mensalidades. Ele conta quem entre as ações adotadas, toda a família substituiu a água pelo aspirador de pó nas limpezas da casa. “Lá em casa um sempre monitora o outro.”
Também do Sesi Canaã, o aluno do 6º ano do ensino fundamental João Gabriel Cavalcante de Souza conseguiu reduzir em 30,30% o consumo da água, com ações como parar de deixar o chuveiro sempre aberto durante o banho e evitar sujar roupas no dia a dia.
A estudante do 7º ano do ensino fundamental do Sesi Planalto Mariana Alves Martins completa o pódio, em 5º lugar, com economia de 24,18%. Ela e João Gabriel foram premiados com uma bolsa de estudos de 25% durante três meses. “Antigamente, eu escovava os dentes com a torneira aberta e meu banho era de cerca de 40 minutos. Agora eu e minha família fazemos o uso consciente. ”