A equipe de transição do governo dos Estados Unidos divulgou, nesta quinta-feira (16), a foto oficial de Donald Trump como presidente do país. A imprensa local associou a imagem ao mug shot, foto tirada pela polícia em 2023, quando o então ex-presidente foi “fichado” pela tentativa de mudar o resultado das eleições presidenciais de 2020.
O retrato oficial é completamente diferente do que foi divulgado em 2017, quando Trump foi eleito pela primeira vez e aparecia sorrindo para seu primeiro mandato. Neste ano, o presidente aparece com o semblante fechado, e erguendo uma das sobrancelhas.
A pose foi comparada com a foto da polícia de agosto de 2023, quando o republicano foi acusado no âmbito das investigações que apuraram a tentativa de reverter os resultados das eleições. Veja a comparação a seguir.
Na época, Trump foi fotografado, teve suas digitais coletadas pela polícia e pagou uma fiança de US$ 200 mil para ser liberado pelas autoridades.
O retrato oficial do vice-presidente J.D. Vance também foi divulgado pela equipe de transição. Ele e Trump tomam posse no dia 20 de janeiro.
Foto oficial do vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance