Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos na próxima segunda-feira, 20. O presidente Lula não participará da cerimônia, sendo representado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.
Embora pareça inusitado, a ausência de Lula na posse de Trump segue um protocolo tradicional das cerimônias presidenciais dos EUA, onde não é comum o convite a chefes de Estado, mas sim a embaixadores que representam os países.
Na posse de Barack Obama em 2009, quando Lula era presidente, o convite também foi restrito aos embaixadores. Porém, Donald Trump fez exceção este ano, convidando o argentino Javier Milei, alinhado à extrema-direita, para a cerimônia. Segundo o jornal La Nación, esta será a primeira viagem internacional de Milei em 2025.
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirma ter sido convidado para a posse de Trump. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou que seus advogados apresentem o convite oficial para liberar sua viagem. Isso ocorre porque o passaporte de Bolsonaro está retido desde fevereiro, devido à Operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022.