A Receita Federal alertou a população sobre nova tentativa de golpe que utiliza indevidamente o nome da instituição para conferir credibilidade à fraude relacionada ao Pix.
Criminosos se aproveitam de fake news relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras para enganar cidadãos e aplicar os golpes.
Dessa maneira, os golpistas informam às possíveis vítimas que há uma suposta cobrança de taxas pela receita sobre transações via pix em valores acima de R$ 5 mil.
Eles alegam ainda que, caso o pagamento não seja feito, o CPF do contribuinte será bloqueado.
Para tornar a fraude mais convincente, os golpistas utilizam o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal.
Contudo, a receita esclarece que “não existe tributação sobre o PIX, e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”.
Segundo a instituição, o que está ocorrendo é apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento.
O órgão federal acrescenta que é fundamental que todos estejam atentos às tentativas de golpes e sigam determinadas orientações:
PUBLICIDADE
Além disso, informa a Receita Federal, a disseminação de fake news em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, facilita o trabalho dos golpistas. Antes de compartilhar qualquer mensagem:
Com informações do Ministério da Fazenda