A Receita Estadual, por meio da Delegacia Regional de Fiscalização de Porangatu, apreendeu uma carreta carregada com cerveja e whisky avaliadas em mais de R$ 600 mil com nota fiscal irregular. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no domingo (5/1).
O auto de infração será concluído nesta terça-feira (7/01), e o proprietário deverá pagar R$ 250 mil à Secretaria da Economia. O valor inclui o ICMS sonegado e a multa estipulada pela legislação tributária. Além de 100 mil garrafas de cerveja long neck, a carreta bitrem também transportava 120 garrafas de whisky e 400 de long neck ice.
O tráfego fora da rota chamou a atenção durante a abordagem no Posto da PRF, na BR -153, em Porangatu, no norte de Goiás. O condutor apresentou nota fiscal com remetente de Aparecida de Goiânia e destino o município de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal.
“O Fisco Estadual foi acionado e, após diligências e identificação do proprietário, ficou confirmado que a carga seguiria para o estado do Tocantins, totalmente fora da rota informada, sem o pagamento do ICMS para Goiás”, detalha o delegado Regional de Fiscalização de Porangatu, Marcelo da Silva Félix.
O caso será encaminhado à Policia Civil, para apuração pela Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT).