No discurso de posse nesta quarta-feira (1º), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), defendeu a distribuição gratuita do medicamento Ozempic, ou semaglutida, nas Clínicas da Família como parte de um programa de combate à obesidade, informa a CNN. Paes destacou que o Ozempic foi uma de suas promessas de campanha, reafirmando seu compromisso com a saúde pública da cidade e a luta contra a obesidade.
“Promessa é dívida”, afirmou o prefeito, ao anunciar a criação de um grupo de trabalho que realizará estudos para viabilizar a introdução da semaglutida como componente no tratamento da obesidade nas Clínicas da Família. Esse grupo, segundo Paes, começará os estudos para a possível distribuição do medicamento após a quebra da patente do Ozempic, prevista para ocorrer em 2026, quando o genérico do medicamento poderá ser comercializado no Brasil.
O uso do Ozempic, aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2, tem sido cada vez mais adotado fora das indicações da bula, para emagrecimento. Essa prática, chamada de “off label”, gerou discussões sobre a segurança e a eficácia do uso do medicamento para fins estéticos. Paes, no entanto, defende a adoção do remédio como parte de uma política pública mais ampla para o combate à obesidade. “O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”, disse o prefeito, em entrevista anterior, quando revelou que ele próprio usou o medicamento e perdeu 30 quilos.