A Justiça de São Paulo autorizou o arrombamento de um imóvel alugado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada por Valdemiro Santiago. A decisão foi tomada em razão de uma dívida não quitada referente ao aluguel do apartamento, que não foi desocupado voluntariamente após a ordem de despejo, conforme informações do UOL.
O imóvel, localizado no edifício Beverly Hills Residence Club, na Mooca, era utilizado por pastores da igreja e tinha uma dívida acumulada de aproximadamente R$ 75 mil em aluguel. A ação foi movida pela Terrantez Imobiliária e o juiz responsável pela sentença foi Diego Bocuhy Bonilha.
O magistrado autorizou o uso de força policial para realizar o arrombamento do apartamento, visto que, mesmo após 60 dias da ordem de despejo, o imóvel ainda não havia sido desocupado de forma voluntária. “Passados mais de 60 dias desde que a sentença condenatória transitou em julgado, a Igreja não tomou nenhuma providência para desocupar o imóvel”, foi declarado no processo.
A Igreja Mundial do Poder de Deus, por sua vez, não contestou a existência da dívida, mas argumentou que, assim como hospitais, asilos e escolas, as instituições religiosas possuem uma proteção legal que lhes concede um prazo de até um ano para desocupação de imóveis. No entanto, essa defesa não foi aceita pela Justiça.
Histórico
Fundada em 1998 por Valdemiro Santiago, natural de Sorocaba e ex-integrante da Igreja Universal, a Igreja Mundial do Poder de Deus, conhecida por seu líder como “apóstolo Valdemiro”, atualmente se autodenomina com cerca de 6 mil templos espalhados pelo Brasil.
Além de sua grande rede de filiais, a igreja enfrenta diversas cobranças judiciais relacionadas a dívidas não pagas. Em seu site, a instituição afirma que não possui fins lucrativos e que se mantém unicamente através das contribuições voluntárias de seus fiéis.