Pesquisa Radar Febraban, divulgada nesta quinta-feira (26), indica que a maioria dos brasileiros está otimista em relação à vida pessoal, familiar e à situação do país em 2025. De acordo com o levantamento, 75% dos respondentes expressaram expectativas positivas para o próximo ano, o que representa um pequeno aumento em comparação aos 74% de otimismo registrados em dezembro do ano passado.
Em relação a 2024, 80% dos brasileiros acreditam que sua vida pessoal e familiar melhorou (46%) ou permaneceu igual (34%). Entre os fatores que mais contribuíram para essa avaliação positiva, destacam-se o emprego e a renda, que foram mencionados por 23% dos participantes, seguidos por saúde (9%) e educação (7%).
No entanto, apesar desse otimismo, os brasileiros também estão cautelosos quanto ao futuro econômico. Para 2025, 68% acreditam que a inflação e o custo de vida continuarão a aumentar, assim como a taxa de juros. Esse receio é amplificado pelo cenário de alta dos preços e pela persistente taxa de juros elevada, refletindo um contexto econômico desafiador.
Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipesp), que conduziu a pesquisa, destaca que, apesar do cenário positivo em termos de emprego e renda, o ano também foi marcado por dificuldades como a seca, as queimadas e o aumento da taxa de juros, o que impactou negativamente as expectativas econômicas.
A pesquisa, realizada entre 5 e 9 de dezembro com 2.000 pessoas em todo o Brasil, mostra um retrato das percepções dos brasileiros sobre o presente e o futuro, refletindo tanto as melhorias nas condições pessoais e familiares quanto as incertezas econômicas que continuam a pesar sobre o país. O resultado completo da pesquisa está disponível no site da Febraban.