Brasil, 21 de dezembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil

PF prende radialista que gravou vídeo xingando Moraes e quebrando tornozeleira eletrônica

Publicado em

Investigado por incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o radialista Roque Saldanha foi preso pela Polícia Federal na sexta-feira, 20 de dezembro. A prisão ocorreu após um mês de sua fuga, quando, em novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decretado sua detenção. O motivo foi um vídeo no qual Saldanha quebra sua tornozeleira eletrônica e faz ataques ao ministro Alexandre de Moraes.

O radialista foi detido na cidade de Colatina, no Espírito Santo, e conduzido para um exame de corpo de delito. Ele passará por uma audiência de custódia neste sábado, 21 de dezembro. Saldanha era considerado foragido desde a decisão de Moraes, que havia determinado sua prisão por violação de medidas cautelares.

A ordem de prisão foi motivada por um vídeo publicado por Saldanha nas redes sociais. No material, ele aparece danificando a tornozeleira eletrônica e dirigindo palavras de desaforo ao ministro do STF. “O senhor deveria criar vergonha na cara e aprender a virar homem. O senhor é safado”, disse, em um tom agressivo. Em seguida, fez um comentário vulgar sobre a tornozeleira e o estado de direito, desafiando o ministro. Diante da gravação, Moraes emitiu o mandado de prisão contra ele.

Esta não é a primeira prisão de Saldanha por envolvimento em eventos ligados a atos golpistas. Em 2023, ele foi detido por dez dias, acusado de incitar a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Antes de se tornar foragido, Roque Saldanha residia em Governador Valadares, Minas Gerais. Ele é conhecido por seu apoio ao ex-presidente Bolsonaro e por se identificar com a extrema-direita e com a “bancada da bala”. Em 2022, tentou uma candidatura a deputado federal pelo PSC, mas não obteve sucesso.