Brasil, 01 de julho de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil

Luxo na prisão: Braga Netto detido em quarto exclusivo no RJ com confortos inusitados

Publicado em atualizado às 21:16

O general Walter Braga Netto, preso preventivamente sob a acusação de obstruir o inquérito sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, está sendo mantido em uma sala no Quartel-General da 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, o ambiente conta com armário, geladeira, ar-condicionado, televisão e um banheiro exclusivo. Além disso, Braga Netto tem direito a quatro refeições diárias, servidas no rancho onde se alimentam os oficiais de patentes mais altas.

De acordo com as regras, o militar tem direito à prisão especial, e antes de qualquer condenação, deve ser mantido em condições diferenciadas. A reportagem informa que a sala onde o general está sendo detido foi improvisada, uma vez que não havia espaço adequado nas instalações do Exército do Rio para um general de quatro estrelas.

Em nota, o Exército esclareceu que Braga Netto está em uma sala adaptada e que as refeições são preparadas conforme o cardápio destinado aos militares que servem no Comando da 1ª Divisão de Exército.

Braga Netto foi detido em sua residência, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, na manhã de sábado, 14 de dezembro.

A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, com base em informações da Polícia Federal, que apontaram a “efetiva ação” do general para “obstruir as investigações em curso”, por meio da obtenção de dados sigilosos ligados ao acordo de colaboração premiada do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa.