Brasil, 19 de dezembro de 2024
Siga Nossas Redes
Aparecida de Goiânia

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprova empréstimo de 120 milhões do BRICS para Aparecida de Goiânia

Publicado em

O empréstimo de 120 milhões de dólares, solicitado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia ao Banco do BRICS, foi aprovado nesta terça-feira (10) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Com essa aprovação, a proposta segue para a votação no plenário, em regime de urgência.

O prefeito eleito, Leandro Vilela (MDB), e o secretário da Fazenda, Einstein Paniago, estiveram presentes na reunião, acompanhados do senador Vanderlan Cardoso (PSD), presidente da CAE. Vanderlan destacou, em suas redes sociais, que a população de Aparecida de Goiânia será a maior beneficiada com a liberação do empréstimo, que corresponderá a cerca de R$ 730 milhões, conforme a cotação atual do dólar. O recurso será utilizado para investimentos em diversas áreas da cidade. O senador enfatizou seu papel na aprovação, como presidente da CAE, da autorização da União para liberar os fundos para a próxima gestão municipal.

O objetivo do empréstimo, solicitado ao Banco do BRICS, é financiar obras de infraestrutura no município. Vale ressaltar que a iniciativa foi defendida desde a gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB), que iniciou o processo de pleito junto ao banco internacional. O ex-prefeito Vilmar Mariano (UB) também trabalhou durante meses para viabilizar os recursos para sua administração, mas não obteve sucesso.

Agora, com a liberação iminente, o empréstimo deverá ser destinado à gestão de Leandro Vilela, que assumirá a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 1º de janeiro de 2025. Com a aprovação na CAE e a iminente votação no plenário, o empréstimo é visto como uma importante fonte de financiamento para impulsionar o desenvolvimento da cidade, principalmente nas áreas de infraestrutura.