Brasil, 20 de dezembro de 2024
Siga Nossas Redes
Cultura

Luto na cultura: morre escritor Gilberto Mendonça Teles, aos 93 anos

Publicado em

O escritor e crítico literário goiano Gilberto Mendonça Teles, um dos maiores nomes da literatura brasileira, morreu nesta quarta-feira (4) aos 93 anos, no Rio de Janeiro, onde morava. O intelectual estava internado com pneumonia e problemas cardíacos.

Gilberto nasceu em Bela Vista (GO) e tinha na família outro intelectual, o irmão José Mendonça Teles. Foi membro da Academia Goiana de Letras e figura superlativa da cultura em Goiás e no Brasil. Era professor emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio. Atuou, ainda, como professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se aposentou, e em outras instituições internacionais no Uruguai, Estados Unidos, Portugal, França e Espanha.

Em 1989, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, a mais importante distinção literária do Brasil, em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Entre suas publicações mais conhecidas, estão “Saciologia Goiana” (1982), “Os melhores Poemas” (1993) e “Lirismo Rural: O Sereno do Cerrado (2017)”. Ele também disputou uma eleição para a Academia Brasileira de Letras, mas não obteve êxito

Figura fundamental na disseminação da cultura goiana, Gilberto Mendonça Teles levou ao mundo o lirismo e a essência do Cerrado.