Brasil, 26 de dezembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil

Alunos brasileiros de 9 anos não sabem sequer tabuada, aponta estudo

Publicado em

Entre os estudantes brasileiros, 51% das crianças no 4º ano do ensino fundamental não dominam as habilidades básicas de Matemática, como tabuada, interpretação de gráficos simples e operações com centenas. Isso significa que essas crianças estão abaixo do nível considerado “baixo” no domínio da matéria. As informações são do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado em 4 de dezembro.

Este é o primeiro ano em que o Brasil participa do estudo realizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). A pesquisa é realizada a cada quatro anos desde 1995 e visa comparar o desempenho dos estudantes em diversos países.

A média brasileira em Matemática para estudantes de 9 anos foi de 400 pontos, um desempenho abaixo de países como Marrocos, Kuwait e África do Sul. Em comparação com os demais países, isso coloca o Brasil três anos atrás em relação aos padrões educacionais globais.

Dentre os estudantes brasileiros do 4º ano, 5% apresentaram o pior desempenho, com no máximo 259 pontos, o que indica que o nível de dificuldade do Timss é superior ao das provas nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujos resultados também são preocupantes.

No 8º ano, 62% dos alunos não conseguiram calcular o lado de um quadrado, e mais de 60% ficaram abaixo do nível mínimo da escala do Timss. Isso revela um grande déficit no aprendizado esperado para essa faixa etária, com dificuldades em formas geométricas, relações proporcionais, gráficos e conceitos básicos de Matemática.

Em Ciências, o desempenho foi ligeiramente melhor, mas ainda insuficiente. No 4º ano, 39% dos alunos não dominam conhecimentos básicos sobre plantas, animais e o meio ambiente. A média foi de 425 pontos, situando os estudantes entre os níveis baixo e intermediário. Já no 8º ano, 42% dos alunos não conseguiram responder perguntas sobre biologia básica e reações químicas, com a média geral de 420 pontos.