O estudante de Educação Física da PUC Goiás e influenciador digital João Vitor de Paiva Bittencourt foi oficialmente nomeado Jovem Ativista do Unicef no Brasil, em uma sessão especial no Plenário do Senado Federal, realizada, nesta terça-feira, 26,em comemoração aos 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. A honraria coloca João Vitor em um seleto grupo de apenas cinco jovens brasileiros e pouco mais de 100 em todo o mundo que assumem a missão de defender as causas do Unicef, como o combate ao preconceito e ao racismo, a justiça climática, a defesa dos povos originários, a inclusão social e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
“É com muita felicidade e honra que participo desta sessão especial no Senado Federal em comemoração aos 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Hoje, recebo, com imensa alegria, a nomeação como Jovem Ativista do Unicef, em um momento muito especial para mim. Agradeço ao Unicef por essa confiança e me comprometo a honrá-la com muito trabalho e dedicação às nossas importantes causas.”
A nomeação marca um ponto de virada na trajetória de João Vitor, que deixa o Conselho Jovem do Unicef, uma função consultiva, para assumir um papel de protagonismo nas ações promovidas pela organização. Após dois anos atuando como conselheiro, jvdepaiva, como é conhecido nas redes sociais, foi elevado ao novo cargo em reconhecimento ao impacto transformador de seu trabalho na defesa da inclusão e da igualdade.
Além de João Vitor, outra jovem também foi nomeada Jovem Ativista do Unicef pela Justiça Climática nesta terça-feira: Catarina Lorenzo, 17 anos, da Bahia. Os outros Jovens do Unicef, nomeados em datas anteriores, são: Maria Eduarda Silva, de Pernambuco, uma jovem preta de 19 anos, estudante e ativista; Erick Patrick Felix Soares, do Rio de Janeiro, um jovem preto de 20 anos e também ativista; e Tainara da Costa Cruz, do Amazonas, uma jovem indígena de 19 anos, do povo Omagua Kambeba, que é estudante e ativista.
João Vitor tem se destacado nacionalmente por seu trabalho na inclusão e na desconstrução de estigmas relacionados à Síndrome de Down. Influenciador digital e ativista, ele utiliza suas redes sociais para inspirar milhares de pessoas com mensagens de empatia, superação e representatividade.