Brasil, 27 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil

Grupo Carrefour publica carta de retratação sobre qualidade da carne brasileira

Publicado em

O grupo Carrefour divulgou na manhã desta terça-feira (26) carta de retratação direcionada ao público brasileiro. Após enfrentar um boicote de frigoríficos nacionais, com apoio de políticos e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a rede destacou o padrão da carne brasileira, descrita como de “alta qualidade e sabor”.

“Nosso comunicado de apoio à comunidade agrícola francesa, publicado na última quarta-feira, sobre o acordo de livre comércio com o Mercosul, gerou discordâncias no Brasil, e reconhecemos nossa responsabilidade em resolvê-las. Jamais colocaremos a agricultura francesa em oposição à brasileira, pois ambas as nações compartilham o amor pela terra, pela cultura e pela boa comida”, afirmou a empresa na mensagem publicada.

O novo posicionamento ocorre quase uma semana após o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciar nas redes sociais que as lojas francesas da rede deixariam de adquirir carne oriunda do Mercosul. A justificativa foi o “risco de inundar o mercado francês com carne produzida fora das exigências e normas locais”.

O contexto da polêmica envolve as negociações do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, tema que provocou protestos de agricultores franceses. Apesar do novo comunicado no Brasil, o texto original de Bompard, publicado em suas redes sociais, permanece no ar.

Na publicação, o CEO destacou a importância de valorizar os produtos locais no mercado francês, prática que comparou à realidade brasileira, majoritariamente abastecida por carne nacional. No entanto, o comunicado brasileiro não menciona diretamente a oposição de Bompard ao acordo entre União Europeia e Mercosul, reforçada na semana passada.

Até o momento da publicação desta reportagem, o texto de Bompard seguia disponível em seu perfil no Instagram.