Pelo menos quatro pessoas morreram no Reino Unido à passagem da tempestade Bert, que provocou, sobretudo, inundações e quedas de árvores. Houve mais de 200 alertas à população. Há muitas estradas e linhas de comboio encerradas.
Os avisos meteorológicos de chuva e vento forte ainda estão em vigor, depois de um fim de semana em que a tempestade Bert, nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda, deixou um rasto de destruição no Reino Unido.
Há registo de quatro mortes. Uma das vítimas mortais estava a passear o cão e outra morreu quando uma árvore caiu em cima do carro.
A tempestade trouxe neve e chuva e vento fortes. Como consequência, houve mais de 200 avisos e alertas à população devido a muitas inundações e árvores caídas.
Na pequena cidade de Pontypridd, perto de Cardiff, os residentes juntaram-se para limpar a água e as ruas. Muitos tiveram de proteger os bens ao colocá-los em andares superiores. Houve até quem fugisse de casa até a tempestade passar. As equipas de emergência resgataram um cão.
Em Hebden Bridge, os bombeiros passaram a manhã a utilizar bombas para remover a água.
Em Londres, todos os Royal Parks fecharam no domingo.
A primeira-ministra do País de Gales, Eluned Morgan, diz que as inundações foram “absolutamente devastadoras”. Apesar de garantir que as autoridades estavam preparadas para a chuva, diz que é “difícil minimizar o impacto” face ao tipo de chuva dos últimos dias.